PROJETO SOCIAL VEMVOAR PRO-KITESURF

PROJETO SOCIAL VEMVOAR PRO-KITESURF

Falar em kitesurf é algo que me motiva...
Agora, falar em ensinar kitesurf é algo que enche meu coracāo! Foi assim que surgiu a ideia de criar um Projeto Social para o ensino do kitesurf: o VemVoar.

As primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf.

As primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf.

JOGOS OLIMPICOS DA JUVENTUDE, BUENOS AIRES 2018.

Fonte: http://localkiteboarding.com/news/as-primeiras-medalhas-olimpicas-da-historia-do-kitesurf

Ontem, 14/10, as primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf foram conquistadas nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires, na Argentina. A modalidade IKA TT:Racing entrou para o quadro de esportes neste evento pela primeira vez. E, para as Olimpíadas de 2024, o Formula Kite deve estar presente (veja aqui).

Foram distribuídas 6 medalhas: 2 de ouro, 4 de prata e nenhuma de bronze!! Sim, a competição foi eletrizante a muito acirrada, deixando, em ambas as categorias, 2 atletas empatados em segundo lugar!  

Na categoria masculina, o dominicano, Adeuri Corniel, levou o ouro merecido para o seu país. Seguindo ele, os jovens atletas, Christian Tio, das Filipinas e o esloveno, Toni Vodisek, fizeram uma regata bem competitiva e empataram em segundo lugar, garantindo as medalhas de prata. Na feminina, Sofia Tomasoni, da Itália, levou o ouro inédito, e, também em um empate, Nina Font, da Espanha, e a francesa, Poema Newland, conquistaram a medalha de prata.

 “Hoje eu ganhei o OURO nas Olimpíadas! Hoje é o dia que eu nunca irei esquecer! A felicidade que vocês veem nesse sorriso é real e, também, dessas garotas com as quais eu divido o pódio e tenho o maior respeito e amor, Nina Font e Poema Newland.” - vibra com a vitória a medalhista de ouro, Sofia Tomasoni.

Os jovens atletas entraram para a história do nosso esporte, conquistando uma vitória incrível para o kite! Parabéns a vocês, de todos os velejadores e amantes do nosso esporte.

e980ae7bfd1f259e7c4e0280d69aab18.jpg
407469f4c582f6636880bcb6e13ed2a1.jpg
ce650c028601f42983153313b409751c.jpg

PRAIA DA ILHA DO GUAJIRÚ, O MELHOR POINT DO KITESURF NO CEARÁ

PRAIA DA ILHA DO GUAJIRÚ, O MELHOR POINT DO KITESURF NO CEARÁ

Ilha do Guajiru

Paraíso ecológico do litoral cearense

    

                   

Foto: Lagartixa kitetrip

Vamos falar sobre uma praia que além de ser chamada de Ilha, também é conhecida como a Cancún cearense e que nos últimos anos tem atraído visitantes de várias partes do mundo em busca de seu clima tropical, águas tranquilas e quentes, e da paisagem bucólica de sua pequenina vila de pescadores. Um lugar de gente hospitaleira que atrai pessoas do mundo inteiro em busca dos seus fortes ventos carregados de pura adrenalina, apropriados para a prática do kitesurf. Trata-se da Ilha do Guajirú, mais um paraíso tropical localizado no litoral cearense, a meca do kitesurf mundial.

O Ceará é um dos destinos mais procurados por freeriders (praticantes amadores) e atletas profissionais nacionais e internacionais, que desejam a chegada dos ventos alísios no nordeste do Brasil para vir praticar sua paixão pelo kitesurf nas águas mornas da nossa região.

Com vento soprando forte quase o ano todo, a praia da Ilha do Guajiru é considerada um dos melhores locais do mundo para praticar kitesurf.  A melhor época do ano para velejar de kitesurf é entre os meses de julho a dezembro, quando o vento fica mais forte e constante.

 

ILHA DO GUAJIru - CANCÚN CEARENSE

O visual da Ilha do Guajiru é mesmo paradisíaco, com seus barcos e jangadas, suas árvores, vasto coqueiral, sua praia de areias claras, dunas, mangues e seu mar de água verde esmeralda tão transparente em alguns pontos, que dá até para ver pequenos peixes e cavalos marinhos, daí o apelido de Cancún cearense devido a pequena semelhança à praia mexicana.

Na verdade, a Ilha do Guajiru é uma faixa de areia com mais de 1km de extensão e (a distancia media que separa a lagoa formada do mar é de 100m) que dependendo da maré parte do dia ela é ilha, enquanto outra parte vira uma península,  já que é ligada ao continente. Represa dentro desse espaço uma enorme quantidade de água do mar se tornando assim na maior lagoa de água salgada do Ceará. A lagoa muda sua paisagem de acordo com o subir e baixar da maré, que dá ainda mais charme ao local. 

 

COMUNIDADE E GASTRONOMIA LOCAL

Sua comunidade é composta de pescadores e agricultores em sua maioria, gente simples e humilde, mas que recebe os turistas com muita simpatia e hospitalidade. O lugar é tão tranquilo e acolhedor que dá vontade de ficar por lá e fugir da realidade das metrópoles e seus loucos hábitos! Fato que é marcado pela grande presença de estrangeiros e pessoas de outras partes do Brasil que lá chegaram para uma simples visita, gostaram tanto que fixaram residência.

Ah os sabores do mar! Não podemos deixar de prestigiar a culinária local. Existem algumas barracas na orla onde é possível apreciar drinks gelados e pratos á base de peixes, camarão, lagosta, caranguejo e frutos do mar que deixam qualquer um com água na boca de tantas delícias que esse lugar tem a oferecer ao visitante!

Por todas essas questões, a Ilha do Guajirú é o local ideal  para quem gosta de muita paz e tranquilidade em contato com a natureza em sua mais pura essência, apreciando uma das paisagens mais incríveis de todo o litoral cearense. Um lugar ainda pouco explorado, quem visita este paraíso  nunca se arrepende! Venha conferir o que as imagens te provam e desfrutar do melhor spot de kite e gastronomia de toda a regiao da costa negra, vale a pena!

ILHA DO GUAJIRU - onde fica?

Fica localizada em Itarema a aproximadamente 200 km de Fortaleza. Itarema é um pequeno município do litoral cearense outras belas praias (Patos, Torrões, Almofala, Farol) que também merecem serem visitadas.

COMO CHEGAR?

Partindo de Fortaleza pegue a rodovia do sol poente (CE-085) até Itarema, quando chegar na entrada da cidade, já na avenida principal 6km a frente você chega a praça principal da Ilha de Guajirú.

 

Por: Tomaz André

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ PRATICAR O KITESURF

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ PRATICAR O KITESURF

Nossa aluna executando exercício de body drag e sentindo os primeiros passos de liberdade ao sabor do vento.

Nossa aluna executando exercício de body drag e sentindo os primeiros passos de liberdade ao sabor do vento.

O Kitesurf é um esporte que tem crescido rapidamente nos últimos anos, e se você já faz parte dessa "tribo" sabe o quanto é bom velejar e descobrir os encantos desse esporte. Mas se você ainda não se decidiu à fazer suas aulas e experimentar esse esporte viciante, veja algumas razões para você eliminar as desculpas e agendar suas aulas com a Soulkite Brazil...

 

  • CONHEÇA LUGARES INCRÍVEIS

Explore, descubra, sinta a energia que conduz sua pipa a lugares incríveis.

Explore, descubra, sinta a energia que conduz sua pipa a lugares incríveis.

          O praticante do Kitesurf com certeza irá concordar comigo... ao aprender o esporte, você consequentemente se torna mais uma pessoa viciada pela busca do vento e de locais paradisíacos para desfrutar do esporte. E você passa a aproveitar qualquer brecha na sua agenda, para curtir um velejo.E acredite, você provavelmente irá juntar seu novo esporte com suas férias durante muitos anos;  Passa a pesquisar e fazer loucuras atrás de condições perfeitas de velejo, e a maioria destas "aventuras" te levam à lugares incríveis, se tornando a equação ideal entre bem estar, amizades, e paisagens deslumbrantes.

  • EVOLUÇÃO RÁPIDA

          Fácil de aprender? Pode ser relativo! Mas como tudo na vida, só depende de você. Claro que como todos os esportes, você pode ou não ter aptidões para acelerar o seu aprendizado, porém na maior parte das vezes, o aluno já está velejando após 3 a 5 dias de aulas (velejando o básico) e os mais "atrasadinhos" conseguem em 6, 7 dias de aulas, sendo que a evolução é muito rápida. E se você já tem a base em outros esportes de prancha ligados aos mar, como: surf, windsurf, wakeboard, SUP… poderá acelerar seu aprendizado. 

  • SENSAÇÃO ÚNICA (DOWNWIND)

Downwind é a essência da conexão entre homem, oceano e sua pipa ao sabor do vento...

Downwind é a essência da conexão entre homem, oceano e sua pipa ao sabor do vento...

          Claro que ao aprender o kitesurf sua evolução acontece de acordo com sua dedicação ao esporte, mas no geral a evolução se dá de uma forma bem acelerada. Uma das primeiras "aventuras" e objetivos ao iniciar no kite é fazer downwind. Acredite, assim que você realizar o primeiro downwind (sair de um ponto X, uma praia e velejar a favor do vento até um ponto Y: outra praia), você irá agradecer ao dia em que resolveu escolher um instrutor qualificado e ter aulas de kitesurf. No Nordeste do Brasil temos o privilégio de ter inúmeros pontos perfeitos para realizar o downwind, em especial os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A sensação e visual que se tem de dentro do mar é indescritível. Só você vivendo essa experiência para tentar descreve-lá!

  • TEM PRA TODOS OS GOSTOS

          Após aprender o kitesurf, você encontrará várias formas de se divertir e você pode querer experimentar todas elas e escolher a de sua preferência; As mais conhecidas são:

►KITEWAVE: Pegar onda tendo o kite como "motor" é demais!!! Você pode surfar, manobrando nas ondas e até mesmo usando as ondas como "rampas" para saltos;

►FREESTYLE: Radicalizar com manobras e saltos;

►FREERIDE: A mais praticada por inúmeras pessoas, apenas velejando e sentindo o vento no rosto. Aquela famosa frase clichê dos surfistas: “kitesurfista de alma”.

Ahh! Ainda tem o inovador e surpreendente HIDROFOIL: Uma prancha com segundo andar. Isso mesmo, uma prancha com segundo andar! Através da sua quilha paralela e alongada por uma coluna em media de 1m do bloco da sua prancha, dá ao praticante uma sensação de estar voando sobre as àguas, pois o atrito da quilha com a agua é mínimo, permitindo que você escute todos os sons ao seu redor. 

  • TRANSFORME SUA PAIXÃO EM PROFISSÃO

Instrutor observando os primeiros bordos (velejo) de seu aluno.

Instrutor observando os primeiros bordos (velejo) de seu aluno.

         Isso mesmo, “transforme sua paixão em profissão”! Por que não? Apesar de parecer precoce falar esse tipo de coisa, o kitesurf é um esporte relativamente novo e está em forte crescimento pelo mundo, assim você pode:

► Após adquirir uma ótima habilidade como freerider, experiência de velejo em várias condições, você pode fazer o curso de formacao de instrutor, podendo você assim dar aulas;

► Abrir sua própria escolar de kitesurf ou trabalhar em outras escolas

► Abrir uma pousada voltada aos praticantes do esporte;

► Abrir uma loja, com roupas e materiais para kite;

► Ser um freerider profissional e trabalhar para custear suas viagens ao redor do globo. 

  • CORPO SÃO, MENTE SÄ

          O kitesurf realmente é um esporte que exige uma certa condição física para ser realizado, você precisa saber nadar como requisito básico para iniciar suas aulas. As partes do corpo que costumam receber uma carga um pouco maior são: as pernas, abdomem e as costas. Muita gente pensa equivocadamente que são os braços. Entretanto, eles não sofrem qualquer pressão ao velejar. Como em todos os esportes, o kitesurf gasta muita energia e muitas calorias, ajudando assim, de uma forma agradável, a manter seu corpo saudável e em forma, além de proporcionar uma verdadeira "terapia" para sua mente. Após algumas horas na água, você se livra de qualquer tipo de stress do trabalho, do trânsito, etc… e ganha o seu dia! 

  • ESPORTE DEMOCRÁTICO

ENVELHECER? NÃO, OBRIGADO! Kitesurfista mais velho do mundo! Ele é belga, tem 80 anos e aprendeu a velejar quando tinha 73. Pra quem acha que é difícil aprender a velejar de kitesurf, aí vai a inspiração: Jacques veleja todo dia.

ENVELHECER? NÃO, OBRIGADO! Kitesurfista mais velho do mundo! Ele é belga, tem 80 anos e aprendeu a velejar quando tinha 73. Pra quem acha que é difícil aprender a velejar de kitesurf, aí vai a inspiração: Jacques veleja todo dia.

          Hoje no kitesurf, ao chegar no pico para velejar, e por ser um esporte seguro, você encontra todos os tipos de praticantes: mulheres, crianças, pessoas com mais idade, pessoas com sobrepeso... é com certeza um esporte bem democrático! Assim, pode parar com suas desculpas! Agende suas aulas conosco! www.soulkitebrazil.com/aulas/

 

  Fonte: www.mundokite.com.br