DICAS DE SEGURANÇA QUE TODO KITESURFISTA DEVE SABER

Criado: 26 Fevereiro 2018

Caro leitor, ao terminar seu curso de Kitesurf, sabemos que muitas dúvidas ainda permanecem durante o aprendizado; são muitas informações, e muitos itens de segurança que podem passar batidos.

Abaixo listamos 3 pequenas dicas de segurança que todo Kitesurfista deve saber! 

NUNCA TENTE APRENDER KITESURF SOZINHO! SEMPRE PROCURE UMA ESCOLA DE KITESURF COM INSTRUTORES CERTIFICADOS!

A SoulKite Brazil tem instrutores profissionais, para maiores informações nos envie e-mail soukitebrazil@gmail.com ou contacte nosso whatsApp 85 999797150;

 

1 - SISTEMAS DE SEGURANÇA - Você conhece bem o seu?

Captura de Tela 2020-01-09 às 13.22.01.png

Verifique regularmente o sistema de segurança de seu kite (lembrando que cada marca possui sua particularidade, trabalhamos com as marcas Core, Duotone, Ozone e Eleveight, teste-os com e sem o kite preso a você, principalmente se faz um tempo que não utiliza sua barra; Caso sua barra possua o stopper ball (bola de limite), verifique se está na distância correta, para caso o piloto precise ejetar o kite, este não continue com pressão. (recomenda-se uma distância maior que o tamanho da pipa);
Se vai usar a mesma barra para mais de um tamanho de kite, fique esperto e ajuste a stopper ball ao tamanho da sua maior pipa.

2 - NÃO USE LEASH NA PRANCHA! - Sem essa de preguiça!

Muitas pessoas podem discordar, mais um ótimo conselho é: não use leash em sua prancha!!!

Sem exceção, mesmo voce sendo um kitesurfista experiente, com prancha de SURF em ondas médias a grande o ideal é fazer bodydrag.
A velocidade que atingimos ao velejar de kitesurfe é muito grande, por isso, um descuido e a prancha pode vir de encontro a você, enganchar em suas linhas e o resultado não será muito agradável; deixe de preguiça e faça o body drag para recuperar sua prancha.

3 - BODY DRAG - O terror dos alunos...

Todos passamos por isso nas aulas, body drag ou arrasto do corpo pra um lado, body drag para o outro pede o professor. O exercício de body drag nada mais é do que um recurso que o kitesurfista utiliza para se deslocar dentro d’água, quando não tem a…

Todos passamos por isso nas aulas, body drag ou arrasto do corpo pra um lado, body drag para o outro pede o professor. O exercício de body drag nada mais é do que um recurso que o kitesurfista utiliza para se deslocar dentro d’água, quando não tem a prancha em seus pés ou mãos. Acredite nada melhor que antes de tudo, voce aprender realmente a dominar essa técnica e saber fazer um bom body drag!!! Principalmente contra o vento (upwind) para recuperar sua prancha perdida, observe a maré e veja pra onde o vento tende à levar sua prancha.
Você confiante e fazendo bem para ambos os lados, mesmo que você perca sua prancha, tudo bem, manterá a calma e irá pegá-la sem problemas; lembre-se de sempre estar ‘’conectado’’ ao seu kite pra recuperar sua prancha, ou voltar para praia. Nossa escola indica sempre o uso de coletes salva vidas de classe 50N, quando se navega no mar ou aguas profundas.