Kitesurf no Ceará: Por que a Soulkite Brazil está no melhor destino de vento do mundo ?

Comment

Kitesurf no Ceará: Por que a Soulkite Brazil está no melhor destino de vento do mundo ?

Sob um céu azul intenso, ventos constantes, dunas a perder de vista, praias isoladas com águas cristalinas, o litoral do Ceará se transformou em um dos maiores polos mundiais do kitesurf e do wingfoil. É nesse cenário privilegiado que velejadores do mundo inteiro encontram liberdade, infraestrutura de alto nível, calor, água morninha, qualidades naturais do Ceará para o visitante progredir no esporte e se conectar com a natureza.

Na Ilha do Guajiru, em Itarema, a Soulkite Brazil se consolidou como referência em aulas de kitesurf no Ceará, experiências premium e turismo esportivo de alto padrão.

Mais do que um destino, o Ceará e a escola Soulkite Brazil é hoje sinônimo de vento, qualidade técnica e excelência.

Ceará: um dos melhores lugares do mundo para kitesurf e wingfoil

O estado reúne condições naturais raras:

  • Ventos fortes e constantes

  • Direção do vento lateral com a costa

  • Temperatura estável o ano inteiro

  • Lagoas de água rasa

  • Extensa faixa litorânea

  • Infraestrutura turística de alto padrão

Entre julho e dezembro, os ventos alísios atingem seu auge, atraindo atletas profissionais, praticantes amadores e iniciantes em busca do melhor lugar para aprender kitesurf no Brasil.

Esse cenário impulsiona não apenas o esporte, mas toda a economia regional.

Segundo dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em 2025:

  • 💰 Gasto médio por turista do kite: R$ 3.965,45

  • 📈 Receita turística do segmento: R$ 1,387 bilhão

  • Crescimento anual: 21,2%

O turismo de vento tornou-se um dos pilares econômicos do estado.

Da paixão ao propósito: A história da Soulkite Brazil

Fundada por Tomaz André, a Soulkite Brazil nasceu do desejo de viver do esporte, morar na praia e compartilhar conhecimento com responsabilidade e excelência.

O primeiro contato com o kitesurf aconteceu em Jericoacoara, em 2007. Ao longo dos anos, Tomaz se desenvolveu como instrutor nas regiões da Tabuba e do Cumbuco, onde percebeu o impacto transformador do esporte no Ceará.

“Foi ali que entendi o quanto o kitesurf conecta pessoas, culturas e oportunidades”, relembra.

Fluente em inglês e espanhol, com certificações internacionais desde 2009, Tomaz fundou a Soulkite em 2016, na Ilha do Guajiru.

Hoje, a escola já formou mais de 5.000 alunos do Brasil e do exterior.

Excelência, Segurança e Padrão Internacional

Na Soulkite Brazil, cada aula é pensada para oferecer:

✔ Segurança como prioridade
✔ Instrutores qualificados
✔ Equipamentos modernos
✔ Metodologia progressiva
✔ Atendimento personalizado

Em um dos melhores spots do mundo, a segurança é prioridade.

“O kitesurf no Ceará está totalmente ligado ao turismo. Precisamos garantir que o visitante se sinta seguro e bem acolhido”, destaca Tomaz.

Comment

PROJETO SOCIAL VEMVOAR PRO-KITESURF

PROJETO SOCIAL VEMVOAR PRO-KITESURF

Falar em kitesurf é algo que me motiva...
Agora, falar em ensinar kitesurf é algo que enche meu coracāo! Foi assim que surgiu a ideia de criar um Projeto Social para o ensino do kitesurf: o VemVoar.

As primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf.

As primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf.

JOGOS OLIMPICOS DA JUVENTUDE, BUENOS AIRES 2018.

Fonte: http://localkiteboarding.com/news/as-primeiras-medalhas-olimpicas-da-historia-do-kitesurf

Ontem, 14/10, as primeiras medalhas olímpicas da história do kitesurf foram conquistadas nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires, na Argentina. A modalidade IKA TT:Racing entrou para o quadro de esportes neste evento pela primeira vez. E, para as Olimpíadas de 2024, o Formula Kite deve estar presente (veja aqui).

Foram distribuídas 6 medalhas: 2 de ouro, 4 de prata e nenhuma de bronze!! Sim, a competição foi eletrizante a muito acirrada, deixando, em ambas as categorias, 2 atletas empatados em segundo lugar!  

Na categoria masculina, o dominicano, Adeuri Corniel, levou o ouro merecido para o seu país. Seguindo ele, os jovens atletas, Christian Tio, das Filipinas e o esloveno, Toni Vodisek, fizeram uma regata bem competitiva e empataram em segundo lugar, garantindo as medalhas de prata. Na feminina, Sofia Tomasoni, da Itália, levou o ouro inédito, e, também em um empate, Nina Font, da Espanha, e a francesa, Poema Newland, conquistaram a medalha de prata.

 “Hoje eu ganhei o OURO nas Olimpíadas! Hoje é o dia que eu nunca irei esquecer! A felicidade que vocês veem nesse sorriso é real e, também, dessas garotas com as quais eu divido o pódio e tenho o maior respeito e amor, Nina Font e Poema Newland.” - vibra com a vitória a medalhista de ouro, Sofia Tomasoni.

Os jovens atletas entraram para a história do nosso esporte, conquistando uma vitória incrível para o kite! Parabéns a vocês, de todos os velejadores e amantes do nosso esporte.

e980ae7bfd1f259e7c4e0280d69aab18.jpg
407469f4c582f6636880bcb6e13ed2a1.jpg
ce650c028601f42983153313b409751c.jpg

PRAIA DA ILHA DO GUAJIRÚ, O MELHOR POINT DO KITESURF NO CEARÁ

PRAIA DA ILHA DO GUAJIRÚ, O MELHOR POINT DO KITESURF NO CEARÁ

Ilha do Guajiru

Paraíso ecológico do litoral cearense

    

                   

Foto: Lagartixa kitetrip

Vamos falar sobre uma praia que além de ser chamada de Ilha, também é conhecida como a Cancún cearense e que nos últimos anos tem atraído visitantes de várias partes do mundo em busca de seu clima tropical, águas tranquilas e quentes, e da paisagem bucólica de sua pequenina vila de pescadores. Um lugar de gente hospitaleira que atrai pessoas do mundo inteiro em busca dos seus fortes ventos carregados de pura adrenalina, apropriados para a prática do kitesurf. Trata-se da Ilha do Guajirú, mais um paraíso tropical localizado no litoral cearense, a meca do kitesurf mundial.

O Ceará é um dos destinos mais procurados por freeriders (praticantes amadores) e atletas profissionais nacionais e internacionais, que desejam a chegada dos ventos alísios no nordeste do Brasil para vir praticar sua paixão pelo kitesurf nas águas mornas da nossa região.

Com vento soprando forte quase o ano todo, a praia da Ilha do Guajiru é considerada um dos melhores locais do mundo para praticar kitesurf.  A melhor época do ano para velejar de kitesurf é entre os meses de julho a dezembro, quando o vento fica mais forte e constante.

 

ILHA DO GUAJIru - CANCÚN CEARENSE

O visual da Ilha do Guajiru é mesmo paradisíaco, com seus barcos e jangadas, suas árvores, vasto coqueiral, sua praia de areias claras, dunas, mangues e seu mar de água verde esmeralda tão transparente em alguns pontos, que dá até para ver pequenos peixes e cavalos marinhos, daí o apelido de Cancún cearense devido a pequena semelhança à praia mexicana.

Na verdade, a Ilha do Guajiru é uma faixa de areia com mais de 1km de extensão e (a distancia media que separa a lagoa formada do mar é de 100m) que dependendo da maré parte do dia ela é ilha, enquanto outra parte vira uma península,  já que é ligada ao continente. Represa dentro desse espaço uma enorme quantidade de água do mar se tornando assim na maior lagoa de água salgada do Ceará. A lagoa muda sua paisagem de acordo com o subir e baixar da maré, que dá ainda mais charme ao local. 

 

COMUNIDADE E GASTRONOMIA LOCAL

Sua comunidade é composta de pescadores e agricultores em sua maioria, gente simples e humilde, mas que recebe os turistas com muita simpatia e hospitalidade. O lugar é tão tranquilo e acolhedor que dá vontade de ficar por lá e fugir da realidade das metrópoles e seus loucos hábitos! Fato que é marcado pela grande presença de estrangeiros e pessoas de outras partes do Brasil que lá chegaram para uma simples visita, gostaram tanto que fixaram residência.

Ah os sabores do mar! Não podemos deixar de prestigiar a culinária local. Existem algumas barracas na orla onde é possível apreciar drinks gelados e pratos á base de peixes, camarão, lagosta, caranguejo e frutos do mar que deixam qualquer um com água na boca de tantas delícias que esse lugar tem a oferecer ao visitante!

Por todas essas questões, a Ilha do Guajirú é o local ideal  para quem gosta de muita paz e tranquilidade em contato com a natureza em sua mais pura essência, apreciando uma das paisagens mais incríveis de todo o litoral cearense. Um lugar ainda pouco explorado, quem visita este paraíso  nunca se arrepende! Venha conferir o que as imagens te provam e desfrutar do melhor spot de kite e gastronomia de toda a regiao da costa negra, vale a pena!

ILHA DO GUAJIRU - onde fica?

Fica localizada em Itarema a aproximadamente 200 km de Fortaleza. Itarema é um pequeno município do litoral cearense outras belas praias (Patos, Torrões, Almofala, Farol) que também merecem serem visitadas.

COMO CHEGAR?

Partindo de Fortaleza pegue a rodovia do sol poente (CE-085) até Itarema, quando chegar na entrada da cidade, já na avenida principal 6km a frente você chega a praça principal da Ilha de Guajirú.

 

Por: Tomaz André